Perguntas

Frequentes

Como você oficializa um projeto com um cliente? Você emite nota fiscal?


Oficializo cada acordo de trabalho com meus clientes por contratos assinados em duas vias e com firmas reconhecidas em cartório. Sim, possuo CNPJ e emito Nota Fiscal.




O que é marca? É diferente de logotipo?


Diferente do que as pessoas costumam pensar, marca não é logotipo. Na verdade logotipo faz parte de uma marca. Logotipo é uma assinatura visual que representa uma marca. Um exemplo disso é a assinatura manuscrita do seu nome que você costuma usar na identidade, contratos e recibos. Logo, sua assinatura não é você, mas é um tipo de representação documental e comprovatória de quem você é. Entendi Stela, mas então o que é marca? Marca é um conjunto de componentes (sensoriais, visuais, estratégicos, cromáticos) que formam a percepção das pessoas sobre tal empresa, empreendimento ou mesmo pessoa.




Como funciona seu trabalho desenvolvendo marcas para negócios?


O método que desenvolvi e trabalho atualmente envolve as seguintes etapas: 1. Diagnóstico Nessa etapa reunimos preferências do cliente, referências, documentos, histórico e experiência de atuação como empreendedor. 2. Pesquisa Este é o momento para colher informações sobre público alvo, concorrência, estudo cromático, tendências de mercado, missão, visão, valores e propósito de marca. Além da pesquisa básica, o cliente pode optar também por um estudo de segmentação que envolve dados mais precisos e detalhados de mercado e nichos de atuação do negócio. 3. Estratégia É nessa etapa em que toda a pesquisa e diagnóstico levantados se transformam em uma solução. Tal solução primeiro vem em forma de estratégia e conceito, na sequência converge em um conjunto de resultados visuais dando o tom da marca e de sua identidade visual. Além da estratégia básica determinada, oferto também à parte um estudo de posicionamento de marca que dita detalhes mais explícitos sobre a personalidade da marca, tom de voz, tendências de comportamento. Todos os estudos de posicionamento são firmados no estudo do psicólogo Carl G. Jung e os 12 Arquétipos sobre o inconsciente coletivo. 4. Criação Depois do diagnóstico, pesquisa e estratégia definidas é hora de criar um conceito que amarre toda a ideia de forma congruente e perpicaz para o público alvo. Muitos clientes acreditam que as marcas devem ser criadas de acordo com seus gostos pessoais, algo que é errado e até mesmo comum. Na verdade as marcas devem ser criadas para conversar e se conectar com seu público consumidor, é esse público que precisa ser entendido e representado para que olhem para essa marca com carinho e admiração, gerando por consequência elo e conexão. 5. Apresentação É a etapa que o cliente visualiza todo o resultado de todas os passos anteriores, aprovando ou realinhando dentro dos objetivos almejados. 6. Entrega e Suporte Após aprovação do conceito da marca, o cliente recebe todas as pesquisas e dados levantados de forma ordenada, recebe também a marca, o manual de identidade visual e as peças de suporte gráfico escolhidas para desenvolvimento. Nessa etapa o cliente possui o direito a um suporte para produção gráfica respeitando padrões de qualidade, acabamentos e materiais indicados e sistemas de conversão cromática.




Quais as formas de pagamento você aceita?


Trabalho com pagamentos à vista, sendo 50% de entrada e os outros 50% ao final da entrega do projeto. O valor acordado pode ser pago via transferência bancária ou boleto.




Qual o prazo médio de entrega de um projeto de marca?


Varia entre 30 a 120 dias, dependendo da complexidade do projeto.




Quais os formatos de arquivo são entregues?


Entrego nos formatos: 1. PNG (Imagem fundo com transparência) 2. JPEG (Imagem) 3. PDF 4. AI (Adobe Illustrator) 5. EPS (Adobe Illustrator > Corel Draw) 6. Além de todos os formatos acima, a marca é entregue com o Manual de Identidade Visual que reje todas as regras de uso da marca, além do gerenciamento de cores em padrões cromáticos fundamentais, tais como: RGB, CMYK, Pantone e Hexadecimal.




Você também faz a produção gráfica?


Meu trabalho não inclui impressão de nenhuma arte ou reprodução de material gráfico. No entanto ofereço suporte gráfico para intermediar o contato do cliente com gráficas parceiras, se for de interesse do cliente. Possuo descontos em algumas gráficas e estendo como cortesia tais descontos para produção do cliente em tais gráficas de confiança e procedência. Caso o cliente não tenha interesse por já ter com quem produzir o material, eu continuo à disposição para intermediar enviando os materiais com fechamento próprio para gráfica para produção e entrega.




Você faz apenas o desenho do logotipo?


Visto que a criação de uma marca envolve Diagnóstico > Pesquisa > Estratégia > Criação > Apresentação > Entrega e Suporte, eu não trabalho apenas desenhando um logotipo. Logotipos genéricos são encontrados aos montes pela internet e em comércios, eles foram feitos dessa forma, sem seguir etapas primordiais para seu desenvolvimento e construção. Visando qualidade e reafirmando esses preceitos, busco sempre soluções não óbvias e que possuem conexões cognitivas e pessoais com seus públicos alvos. Mais do que um desenho representativo, marcas precisam de pessoas apaixonadas pelos valores que elas pregam!





contato@stelacavalcante.com​  |   +55 (61) 99350-6369

  • Branca Ícone Instagram
  • Behance
  • Linkedin
  • Whatsapp

© 2011 - 2020 por Stela Cavalcante. Todos os direitos reservados.